sábado, 23 de fevereiro de 2008

* Aos Associados do Google Adsense - Dica Útil *

Olá, Sou Carlos, funcionário do BB e gostaria de enfatizar dois pontos sobre a dificuldade do recebimento dos pagamentos.

Primeiro: no formulário onde o google solicita as informações, poderia estar mais claro que o campo onde é solicitado o número da conta corrente não é para colocar a conta corrente, e sim o código IBAN (International Bank Account Number) que contém o número do banco, agência e conta (ambos com dígito) num formato de 18 dígitos e vcs já devem conhecer, mas vale repetir: BBBAAAACCCCCCCCCCC onde B é o número do banco, A é o número da agência (4 números e mais o dígito) e C é a conta corrente, com o dígito no final (já incluso no total de 18 dígitos do IBAN completo) com zeros à esquerda pra preencher. Se seu banco é o 123, agência 1234-5, conta 123456-7, o seu IBAN (que é o número de conta corrente que o google solicita) seria: 123123450001234567 O código SWIFT é a identificação internacional da região nacional do seu banco. O que?! O banco do brasil por exemplo tem um swift para cada região do país. No RJ tem um swift, em SP tem outro swift, etc. Isso você tem que perguntar na sua agência.

Segundo: 99% dos funcionários não recebem qualquer tipo de treinamento referente a recebimento de ordens por SWIFT. O que os funcionários só aprendem, na prática, é liquidação de pagamento por Western Union que é muito comum, porém diferente do swift. Se você mora numa cidade muito pequena, o melhor jeito é pedir na sua agência o telefone da GECEX (gerência de comércio exterior) da região. Todas GECEX têm atendimento DIRETO ao cliente, e TODOS funcionários das GECEX entendem do assunto pois só trabalham com isso. Os funcionários das agências geralmente não entendem de swift, principalmente os que nunca trabalharam com pessoas jurídicas (que costumam usar swift), e o sistema do banco não ajuda: existe mais de uma centena de aplicativos diferentes para tratar informações diferentes, e só o aplicativo câmbio tem mais de 100 opções e todas são por menus não intuitivos e não tem nenhum google pra localizar imediatamente a informação desejada.
Enfim, agora sendo mais objetivo, lhes informo o meio mais simples de receber a transferência do google:

- 1: Preencha corretamente os dados da sua conta no adsense, conforme as dicas acima.
- 2: Geralmente a transferência aparece, pro banco, uns 2 dias após o google realizá-la.
- 3: Se o funcionário do banco não souber consultar, ensine pra ele: aplicativo Câmbio; opção Ordem de pagamento do Exterior; Menu Novo (opção 2); Ordem Swift (opção 61); Consulta por nome do beneficiário. Lá ele vai colocar seu nome completo, se não me engano é na opção 21 ou 22.
- 4: Será localizada sua ordem. O funcionário deve acessar a ordem e apertar o botão de impressão. Será impresso um termo de 1 página frente e verso que você vai preencher o número da sua conta corrente e assinar. No formulário, no campo de motivo de recebimento do dinheiro, escreva "Publicidade na Internet". O funcionário vai abonar a sua assinatura (ele saberá).
- 5: Você deve levar ao banco as seguintes telas impressas: https://www.google.com/adsense/reports-payment (Sugiro grifar ou indicar seta onde conste exatamente o valor que o google está transferindo pra você). https://www.google.com/adsense/account-settings (Onde aparecem seus dados e mostra que você é cadastrado no google).
- 6: Nessas telas impressas, escreva logo no topo da página o seguinte: número da sua agência, número da sua conta corrente, e coloque o seguinte: "REF. à ordem de pagto do exterior número XXXXX, por SWIFT". O número da ordem de pagamento constará na tal folha que você vai assinar, e também estará na tela do funcionário.
- 7: Essas telas do google, com as informações anotadas no cabeçalho de forma bem legível, juntamente com o termo de liquidação da ordem (o tal papel que você vai assinar), devem ser enviados por fax para a GECEX local. É simples para o funcionário localizar, no sistema dele, o fax da GECEX. Peça pra agência enviar as telas do google junto com o termo de liquidação por fax, porque o banco não vai deixar você levar o termo pra casa com o abono de firma do banco.
- 8: É muito importante que as folhas sejam enviadas em sequência e o número da ordem esteja em todas páginas, porque nessas GECEX chegam centenas (ou milhares) de fax e se não estiver tudo identificado, suas folhas vão ser jogadas no lixo senão eles não vão saber a que se refere.
- 9: Feito isso, a ordem deve entrar na sua conta em aprox 2 dias úteis, às vezes se você mandar o fax de manhã o dinheiro já entra no fim da tarde do mesmo dia.
- 10: Para que isso dê certo é indispensável que: sua conta corrente esteja ativa sem nenhuma restrição ou bloqueio; o titular da conta seja a mesma pessoa cadastrada no adsense; o google tenha conseguido enviar a transferência para você (ou seja, você ter preenchido corretamente os dados); seu cadastro no banco estar em dia. Não há nenhuma necessidade de envio de cpf, rg e etc somente para liquidar a ordem.
- 11: Não fará a menor diferença se você resolver brigar com funcionário em agência, pois não fará diferença, ele não vai descobrir como resolver porque ele não tem como aprender na hora. Se você seguir direitinho as instruções acima, perceba que você conseguirá liquidar as ordens (leia-se: receber seus pagamentos) sendo cliente de qualquer agência do BB e sem o funcionário precisar conhecer o assunto.
- 12: Ordens de pagamento para pessoas jurídicas tem outra sistemática que é mais burocrática (ainda).
- 13: Não existe tarifa para o recebimento das ordens SWIFT para pessoa física.
- 14: É muito mais fácil do que parece receber as ordens, é que eu fiz uma descrição longa mas o processo é simples. O funcionário imprime o termo, você assina, e pede pra ele passar o fax com as outras telas do google contendo o número da ordem, sua agência e conta. Em aprox 2 dias úteis o dinheiro tá na sua conta, sem cobrança de tarifas. Feito! E se o processo der errado, ligue pra GECEX regional.