sábado, 31 de julho de 2010

* Utilidade Pública: Pílula do Dia Seguinte *

A pílula do dia seguinte deve ser usada em extrema urgência só em casos que o preservativo rompeu acidentalmente, se esqueceu de tomar o anticoncepcional ou em decorrência de estupros. Mas, ela não pode ser trocada pela camisinha, primeiro porque ela não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV e, se tomada com muita freqüência, pode trazer problemas de saúde para a mulher.

Agora, o que tem preocupado muitos pais e autoridades de saúde, principalmente no estado de São Paulo, é que um grande número de adolescentes está comprando a pílula do dia seguinte sem receita médica. Segundo dados de junho de 2009, do jornal “O Globo”, 76,7% das adolescentes em São Paulo não têm orientação de um profissional da saúde para tomar o medicamento. Ainda, segundo a pesquisa realizada pelo Programa do Adolescente do Estado de São Paulo, 33% das jovens que tomaram a pílula, não se preocuparam com nenhum método contraceptivo. Outro agravante é que muitas desconhecem os riscos que correm ao consumi-la.

Como devo tomar a pílula?

São dois comprimidos que devem ser tomados. O primeiro deve ser tomado em até 72hs depois da relação, mas quanto antes, melhor sua eficácia (preferencialmente antes de 24hs). Após 12h da ingestão da primeira dose, deve-se tomar a segunda. Se a garota já tomou anticoncepcional tradicional, ela não necessita tomar a pílula do dia seguinte.

Como a pílula age?


A pílula tem uma grande dose de hormônios que altera o ambiente uterino para interferir na fecundação. Se a fecundação já ocorreu, a pílula provoca uma descamação no útero, onde impede a implantação do óvulo, provocando a menstruação. Caso esteja na semana de sua menstruação descer, a pílula pode fazer com que sua menstruação atrase alguns dias.

Pode causar algum efeito colateral?

Sim. Os sintomas mais comuns são: Dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarréia, sensibilidade nos seios, alterações intestinais, além de alterar todo o mecanismo hormonal do organismo. Se for tomada com freqüência pode trazer muitas complicações menstruais.

A pílula é 100% eficaz?

Sabemos que nada é 100% eficaz. Se demorar a tomar a pílula depois da relação, sua eficácia diminui. Há casos de mulheres que tomaram a pílula e mesmo assim engravidaram, isso mostra que o método pode dar errado.

Precisa de receita pra comprar?

Não. A pílula é vendida nas farmácias sem a necessidade de receita médica. Mas lembre-se que, para cada caso, é melhor consultar um médico.

A pílula é abortiva?

Esse é um assunto delicado. Para quem considera a vida a partir da fecundação, ela pode ser considerada abortiva. Mas, a maioria dos médicos não consideram, por se tratar de horas após a relação.


Nomes e preços de pílulas do dia seguinte?

Postinor- 18 a 20 reais.
Dia D- 20 a 22 reais
Poslove- 15 reais
Pilem- 13 reais
Pozato- 13 reais