terça-feira, 4 de março de 2008

* Algumas DICAS para CANDIDATOS *

POR Gilvanda Barros
Global Consultoria Ltda.
* POR QUE ALGUNS CANDIDATOS NÃO SÃO CHAMADOS PARA ENTREVISTA...

"Os comentários que faço abaixo, são relacionados aos problemas que eu estou vivenciando, e acredito que a maioria das consultoras também passam pelos mesmos problemas, parecidos, ou até piores."

"Qdo anunciamos uma vaga, estamos trabalhando NAQUELA VAGA"

"Exemplos:
1 - anunciei vaga para Operador de CNC. Se vc não tem idéia do que vem a serCNC, provavelmente nunca trabalhou em uma metalúrgica e, portanto, estarácompletamente fora do perfil da vaga. Não adianta o candidato c/um ótimocurrículo de informática enviar um currículo c/objetivo: Operador de CNC,pois uma função não tem nada em comum c/a outra. Então, seu currículo serádeletado.
2 - se a vaga informa VENDAS EXTERNAS, a empresa está necessitando devendedores p/trabalhar NA RUA, não de um auxiliar de escritório outelemarketing. Não adianta achar que conversando c/a Consultora algo poderáser mudado.
3 - se o endereço da Consultoria é em Duque de Caxias e, por algum motivo,vc não pode vir à Caxias, não mande seu currículo pois a entrevista será realizada... em Caxias!!!
4 - se é informado um endereço de email p/envio dos currículos, não adiantaenviar p/outro, pois seu currículo não chegará ao destino e, portanto, vcestará enchendo a caixa de msg de alguém que não poderá te ajudar. E aindacausará muitos transtornos.
5 - informe no seu currículo TELEFONE FIXO para contato e também um derecado, de alguém que realmente vá atender e passar o recado. Informarsomente celulares ou telefone de alguém que não esteja disponível, podeacabar eliminando o candidato por diversos problemas: custo,indisponibilidade do serviço ou um telefone de recado que não tem ninguém p/atender ou que não passa o recado.
6 - se a consultora ligou p/vc, conversaram a respeito da vaga um tempão evc não se interessou, não marque entrevista!! ! informe que vc prefereaguardar uma outra oportunidade. Muitos candidatos marcam entrevista, nãoaparecerem e não dão nenhuma satisfação. Às vezes são encaminhados p/aempresa e, no meio do caminho, resolvem não ir. Outros, aceitam as condiçõesinformadas e acham que, qdo chegarem p/entrevista na empresa, poderão mudaro que já está estabelecido, o que não ocorre, obviamente. E a perda detempo... s/comentários.
7 - qdo informamos: se seu perfil está fora do solicitado, envie seucurriculo somente após a data tal, ou cadastre-se no nosso site, faça dessaforma. Isso demonstra que vc sabe aceitar regras e conta muitos pontos a seu favor. A maioria das Consultorias não faz banco de currículos ou, qdo fazem,informam. Costume ler as mensagens até o final.
8 - Nós entendemos que a pessoa que está desempregada e em busca de algumaoportunidade, às vezes aceita "qualquer coisa", mas quando anunciamos, nãoestamos em busca de "qualquer coisa", estamos em busca de um determinadoprofissional que reúna características estabelecidas pela empresa eque informamos no perfil.
9 - Não aceitar as condições estabelecidas, nãocumprir c/o combinado ou não atender às solicitações, só demonstra falta deprofissionalismo e respeito, e conta muitos pontos CONTRA o candidato, alémda perda completa de tempo de ambas as partes. Se vc é um bom profissional, acredita em vc, sabe da sua capacidade e potencial, não é necessário se desesperar. A sua oportundiade vai aparecer,mas não deixe NUNCA de ser profissional e atender às solicitações, de ter equilíbrio, comprometimento e, acima de tudo, RESPEITO."

Grata,
Gilvanda Barros
Global Consultoria Ltda.

Nenhum comentário: